Não existe uma idade exata para colocar aparelho ortodôntico, pois a necessidade e o momento ideal para iniciar o tratamento variam de acordo com cada caso. No entanto, existem algumas diretrizes e recomendações que ajudam a entender o momento mais apropriado para iniciar o uso de aparelho:
1. Idade Infantil: Entre 6 e 12 anos
- Avaliação precoce: A Associação Americana de Ortodontia recomenda que crianças façam sua primeira avaliação ortodôntica por volta dos 7 anos de idade, quando a maioria dos dentes permanentes começa a nascer. Nessa fase, pode-se identificar problemas que poderão ser corrigidos mais facilmente na infância.
- Aparelhos interceptativos: Em alguns casos, aparelhos ortodônticos interceptativos podem ser indicados para corrigir problemas precoces, como mordida cruzada, dentes muito apinhados, falta de espaço para os dentes permanentes ou problemas de crescimento ósseo.
2. Idade Adolescente: Entre 12 e 18 anos
- Tratamento completo: A adolescência é a fase mais comum para o uso de aparelho, pois nessa idade quase todos os dentes permanentes já nasceram. O ortodontista tem mais controle para alinhar os dentes e corrigir problemas de mordida, uma vez que o crescimento facial ainda está em andamento.
- Ossos em desenvolvimento: Como o crescimento ósseo ainda ocorre na adolescência, é possível fazer correções estruturais com mais facilidade, o que geralmente resulta em um tratamento mais eficiente.
3. Idade Adulta: A Partir dos 18 anos
- Possibilidade de tratamento: Os adultos podem fazer tratamento ortodôntico em qualquer idade. Hoje, é comum que pessoas de todas as faixas etárias busquem aparelhos para corrigir problemas dentários, seja por questões estéticas ou funcionais.
- Considerações especiais: Em adultos, a movimentação dos dentes pode ser um pouco mais lenta devido ao crescimento ósseo já completo. Alguns casos complexos podem exigir a combinação com outras abordagens, como cirurgia ortognática, para corrigir problemas estruturais mais profundos.
Compartilhe nas redes sociais